Interação Planetária (Planetary Interaction, PI) permite produzir
bens de comércio a partir de matérias-primas extraídas de um planeta através da
construção de uma colônia naquele planeta. Essas matérias-primas podem ser processadas
na colônia em bens comerciais diversos. Os bens de comércio que são possíveis
produzir são componentes para a fabricação estruturas das estações espaciais
(POS), componentes T2, combustível para POS e etc.
Você pode fazer produtos cada vez mais valiosos pelo
processamento de produtos de menor nível em produtos de maior nível através das
instalações industriais que são: Basic Industrial Facility – Advanced Industrial
Facility – High Tech Production Plant. Sendo que a ultima só pode ser construída
em planetas Barren e Temperate.
Skills necessárias
- A skill Upgrades Command Center permite aos jogadores construir
centros de comando mais complexas.
- A skill Interplanetary Consolidation permite aos jogadores
gerenciar até 6 colônias em outros planetas.
- A skill Remote Sensing permite ao jogador fazer a varredura de planetas
remotamente, cada nível de skill treinada aumenta a distância em que é possível
fazer a varredura.
- A skill Planetology aumenta a precisão na digitalização de
planetas por recursos. Isto é visível no número de bandas de gradiente exibido
na superfície do planeta durante uma verificação de um recurso (requer Remote
Sensing L3).
- A skill Advanced Planetology aumenta ainda mais a precisão na
digitalização de recursos dos planetas (requer Planetology L4).
Centro de comando (Command Center)
A quantidade de coisas que você pode construir em uma colônia em
um planeta é determinado pelo seu Centro de Comando. O Centro de Comando
fornece energia e CPU para todas as estruturas e links. Assim, quanto melhor o Centro
de Comando, maior é a colônia que você pode construir. O tipo de centro de
comando que você pode construir depende da skill Command Center Upgrades. Com
ele a sua CPU e energia do centro de comando vai aumentar a cada nível treinado.
Você só pode colocar um Centro de Comando por planeta.
Você não precisa ligar suas estruturas com o Centro de Comando.
Você pode usar o Centro de Comando para exportar o material extraído
ou produzido (que vai disparar uma lata em órbita do planeta que você pode
pegar), mas na prática você vai descobrir que vai usar sempre a plataforma de
lançamento (Launchpad), com ele atém de exportar você pode importar o produto,
ideal para troca de produtos entre planetas.
Você também pode usá-lo
para armazenar o material, mas ele tem pouco espaço para armazenamento, então
você vai usar um Storage Facility ou o Launchpad. Porém o Launchpad consome
muito CPU em relação ao Storage Facility. Então fica a cargo de cada um decidir
o que é melhor para sua colônia.
Depois que você colocou o Centro de Comando você não precisa
estar no sistema. Você pode construir e administrar a colônia do outro lado da
galáxia. Você só precisa aparecer de vez em quando para pegar seus produtos
acabados (e para mover o material entre os planetas se você está fazendo coisas
de alto nível).
COLOBORAÇÃO IVANHOAES
Pelo que andei observando, o fator que mais influencia na
disponibilidade de recursos é se o sistema em questão é hi sec, low sec ou null
sec. As diferenças dos planetas dentro da zona hi sec não são expressivas e não
variam de acordo com o sec status do sistema. Obviamente sistemas hi sec são os
que possuem menores fontes de matérias se comparados com os sistemas low sec e
estes por sua vez são pobres em recursos quando se comparam com os sist null
sec.
Um exemplo:
Oiniken I (0.7) possui 30pontos de base metals
Saila IV (0.9) possui 31 pontos de base metals
Ohvosamon II (0.7) possui 29 pontos de base metals
Alorat I (0.6) nao possui felsic magma
Saila II (0.9) possui 5 pontos de felsic magma
Alias, não é totalmente seguro afirmar que o fato de um sistema
ser null sec seja melhor q um hi sec. Veja este exemplo:
PF-346 I (-0.4) possui 1 ponto de felsic magma
93PI-4 I (-0.2) possui 51 pontos de felsic magma
De um modo geral a maioria dos sistemas null sec tem abundancia
de recursos, mas às vezes vc pode se deparar com um planeta "hi sec
perdido"... Assim como existem algumas perolas escondidas em hi sec. Claro
que nao vá esperando 51 pontos de felsic magma em um hi sec. Eu só vi até 9 e a
média é 3...
Mas agora deve estar se perguntando... De onde é q eu tiro estes
numeros? Tem uma pagina mto bacana q descobri por acaso...
PI Abundance Estimator. É um projeto em desenvolvimento onde vc
pode colocar imgens dos seus scans e através de algoritmos a pagina conta os
pixels brancos do resultado q vc enviou e te da uma estimativa dos recursos.
Mas aí eu faço uma ressalva... é apenas estimativa.
O que vai influenciar no PI?
- Claro, suas Skills...
- A quantidade de players com colônias no planeta e se estas colônias
estão explorando os mesmos recursos q vc.
- A distribuição dos recursos no planeta.
Alguns planetas possuem hot spots super concentrados e outros nem
tanto. Já vi casos de planetas com pontuação alta e os recursos estavam
pontilhando o planeta todo e tb há planetas com uma ligeira pontuação a menor
com pontos concentrados de recursos. Isso pode significar muito dependendo do
tipo de exploração q vc faz.
Adicionalmente vou colocar uma tabela que me ajudou mto na hora
de decidir em que planeta explorar o q...
Em vermelho... NÃO recomendo explorar estes recursos nestes
planetas.
Em verde... aí sim hein!
Ou seja, procure sistemas q possuam os seis primeiros. Se vc
conseguir encontrar todos eles distribuídos em dois sistemas vizinhos, ótimo!
PI em null sec ou high-sec?
Ah sim, explorar planetas em null sec rende bons frutos. O que
pode complicar um pouco é se a sua aliança possui poucos sistemas e se estes
sistemas possuem uma boa distribuição dos tipos de planetas, sem falar dos
riscos inerentes de uma exploração em 0.0. Ta certo q nada impede de vc
explorar em sistemas alheios, mas aí já acho risco demais.
O interessante da exploração em hi sec é a relativa segurança e a
facilidade de se produzir combustível suficiente para sustentar a sua POS em hi
sec (supondo q vc tenha as condições necessárias para instalar uma) e isto é
mto bom. Da para ter a POS de pesquisa, fazer umas missões, ficar próximo de
hub comercial... ou seja, possibilidades são bem interessantes.
Um adendo... Tem sistemas q não da pra fazer PI. São eles:
* Amarr
* Arnon
* Aunia
* Auvergne
* Balginia
* Dodixie
* Fricoure
* Ichoriya
* Irjunen
* Isaziwa
* Isinokka
* Jita
* Lustrevik
* Motsu
* Oursulaert
* Rens
* Sankkasen
* Umokka
A distribuição dos planetas no universo EVE
Tipo
|
HiSec
|
LoSec
|
NullSec
|
W-Space
|
Total
|
Gas
|
3042
|
1783
|
8485
|
6372
|
19682
|
Barren
|
3252
|
1712
|
8070
|
6101
|
19135
|
Temperate
|
1222
|
607
|
2929
|
2242
|
7000
|
Lava
|
916
|
570
|
2830
|
2089
|
6405
|
Storm
|
772
|
499
|
2320
|
1796
|
5337
|
Ice
|
482
|
289
|
1391
|
1072
|
3234
|
Oceanic
|
459
|
284
|
1259
|
933
|
2935
|
Plasma
|
247
|
148
|
620
|
474
|
1489
|
Shattered
|
0
|
1
|
6
|
2
|
9
|
Fonte: Fórum EVE
Online e Fórum Universo EVE
Bom, quero aqui de antemão agradecer ao Calvi pelo tutorial e Ivanhoes pela grande contribuição que deram; infelizmente não consegui assistir a todo vídeo, pois toda hora trava, mas vou fazer o download e assisti-lo com mais calma.
ResponderExcluirObrigado!!!
Video muito bom!
ResponderExcluiruma duvida.. o q q eu gasto na hora de fazer o upgrade? Seja upgrade no link, seja upgrade no command center...
Parabéns!
Em todos os Upgrades você gasta ISK!
ResponderExcluirObrigado!
e haja isks - bom tuto - as perguntas sao
ResponderExcluir1 - existem bons planetas para isso? ex: ice - storm (sei q depende tb do q se qr fazer ai q tal incluir algo tipo se qr isso pegue esses planetas se qr B entao pegue isso)
2 - peguei um planeta fraco - desmontei tudo dentro - peguei o resto dos itens extraidos e manufaturados - como tiro o comand center pra usar de novo ? ou nao se tira perde-se
3 - qs sao os melhores itens t2 pra se fazer?