10 de set. de 2011

Interação Planetária: nível básico





Interação Planetária (Planetary Interaction, PI) permite produzir bens de comércio a partir de matérias-primas extraídas de um planeta através da construção de uma colônia naquele planeta. Essas matérias-primas podem ser processadas ​​na colônia em bens comerciais diversos. Os bens de comércio que são possíveis produzir são componentes para a fabricação estruturas das estações espaciais (POS), componentes T2, combustível para POS e etc.

Você pode fazer produtos cada vez mais valiosos pelo processamento de produtos de menor nível em produtos de maior nível através das instalações industriais que são: Basic Industrial Facility – Advanced Industrial Facility – High Tech Production Plant. Sendo que a ultima só pode ser construída em planetas Barren e Temperate.


Skills necessárias
- A skill Upgrades Command Center permite aos jogadores construir centros de comando mais complexas.
- A skill Interplanetary Consolidation permite aos jogadores gerenciar até 6 colônias em outros planetas.
- A skill Remote Sensing permite ao jogador fazer a varredura de planetas remotamente, cada nível de skill treinada aumenta a distância em que é possível fazer a varredura.
- A skill Planetology aumenta a precisão na digitalização de planetas por recursos. Isto é visível no número de bandas de gradiente exibido na superfície do planeta durante uma verificação de um recurso (requer Remote Sensing L3).
- A skill Advanced Planetology aumenta ainda mais a precisão na digitalização de recursos dos planetas (requer Planetology L4).


Centro de comando (Command Center)
A quantidade de coisas que você pode construir em uma colônia em um planeta é determinado pelo seu Centro de Comando. O Centro de Comando fornece energia e CPU para todas as estruturas e links. Assim, quanto melhor o Centro de Comando, maior é a colônia que você pode construir. O tipo de centro de comando que você pode construir depende da skill Command Center Upgrades. Com ele a sua CPU e energia do centro de comando vai aumentar a cada nível treinado. Você só pode colocar um Centro de Comando por planeta.

Você não precisa ligar suas estruturas com o Centro de Comando.

Você pode usar o Centro de Comando para exportar o material extraído ou produzido (que vai disparar uma lata em órbita do planeta que você pode pegar), mas na prática você vai descobrir que vai usar sempre a plataforma de lançamento (Launchpad), com ele atém de exportar você pode importar o produto, ideal para troca de produtos entre planetas.

 Você também pode usá-lo para armazenar o material, mas ele tem pouco espaço para armazenamento, então você vai usar um Storage Facility ou o Launchpad. Porém o Launchpad consome muito CPU em relação ao Storage Facility. Então fica a cargo de cada um decidir o que é melhor para sua colônia.
Depois que você colocou o Centro de Comando você não precisa estar no sistema. Você pode construir e administrar a colônia do outro lado da galáxia. Você só precisa aparecer de vez em quando para pegar seus produtos acabados (e para mover o material entre os planetas se você está fazendo coisas de alto nível).



COLOBORAÇÃO IVANHOAES
Pelo que andei observando, o fator que mais influencia na disponibilidade de recursos é se o sistema em questão é hi sec, low sec ou null sec. As diferenças dos planetas dentro da zona hi sec não são expressivas e não variam de acordo com o sec status do sistema. Obviamente sistemas hi sec são os que possuem menores fontes de matérias se comparados com os sistemas low sec e estes por sua vez são pobres em recursos quando se comparam com os sist null sec.

Um exemplo:
Oiniken I (0.7) possui 30pontos de base metals
Saila IV (0.9) possui 31 pontos de base metals
Ohvosamon II (0.7) possui 29 pontos de base metals
Alorat I (0.6) nao possui felsic magma
Saila II (0.9) possui 5 pontos de felsic magma


Alias, não é totalmente seguro afirmar que o fato de um sistema ser null sec seja melhor q um hi sec. Veja este exemplo:

PF-346 I (-0.4) possui 1 ponto de felsic magma
93PI-4 I (-0.2) possui 51 pontos de felsic magma

De um modo geral a maioria dos sistemas null sec tem abundancia de recursos, mas às vezes vc pode se deparar com um planeta "hi sec perdido"... Assim como existem algumas perolas escondidas em hi sec. Claro que nao vá esperando 51 pontos de felsic magma em um hi sec. Eu só vi até 9 e a média é 3...

Mas agora deve estar se perguntando... De onde é q eu tiro estes numeros? Tem uma pagina mto bacana q descobri por acaso...
PI Abundance Estimator. É um projeto em desenvolvimento onde vc pode colocar imgens dos seus scans e através de algoritmos a pagina conta os pixels brancos do resultado q vc enviou e te da uma estimativa dos recursos. Mas aí eu faço uma ressalva... é apenas estimativa.


O que vai influenciar no PI?
- Claro, suas Skills...
- A quantidade de players com colônias no planeta e se estas colônias estão explorando os mesmos recursos q vc.
- A distribuição dos recursos no planeta.

Alguns planetas possuem hot spots super concentrados e outros nem tanto. Já vi casos de planetas com pontuação alta e os recursos estavam pontilhando o planeta todo e tb há planetas com uma ligeira pontuação a menor com pontos concentrados de recursos. Isso pode significar muito dependendo do tipo de exploração q vc faz.

Adicionalmente vou colocar uma tabela que me ajudou mto na hora de decidir em que planeta explorar o q...

Em vermelho... NÃO recomendo explorar estes recursos nestes planetas.
Em verde... aí sim hein!

Ou seja, procure sistemas q possuam os seis primeiros. Se vc conseguir encontrar todos eles distribuídos em dois sistemas vizinhos, ótimo!


PI em null sec ou high-sec?
Ah sim, explorar planetas em null sec rende bons frutos. O que pode complicar um pouco é se a sua aliança possui poucos sistemas e se estes sistemas possuem uma boa distribuição dos tipos de planetas, sem falar dos riscos inerentes de uma exploração em 0.0. Ta certo q nada impede de vc explorar em sistemas alheios, mas aí já acho risco demais.
O interessante da exploração em hi sec é a relativa segurança e a facilidade de se produzir combustível suficiente para sustentar a sua POS em hi sec (supondo q vc tenha as condições necessárias para instalar uma) e isto é mto bom. Da para ter a POS de pesquisa, fazer umas missões, ficar próximo de hub comercial... ou seja, possibilidades são bem interessantes.

Um adendo... Tem sistemas q não da pra fazer PI. São eles:

* Amarr
* Arnon
* Aunia
* Auvergne
* Balginia
* Dodixie
* Fricoure
* Ichoriya
* Irjunen
* Isaziwa
* Isinokka
* Jita
* Lustrevik
* Motsu
* Oursulaert
* Rens
* Sankkasen
* Umokka

A distribuição dos planetas no universo EVE
Tipo
HiSec
LoSec
NullSec
W-Space
Total
Gas
3042
1783
8485
6372
19682
Barren
3252
1712
8070
6101
19135
Temperate
1222
607
2929
2242
7000
Lava
916
570
2830
2089
6405
Storm
772
499
2320
1796
5337
Ice
482
289
1391
1072
3234
Oceanic
459
284
1259
933
2935
Plasma
247
148
620
474
1489
Shattered
0
1
6
2
9





Fonte: Fórum EVE Online e Fórum Universo EVE

4 comentários:

  1. Bom, quero aqui de antemão agradecer ao Calvi pelo tutorial e Ivanhoes pela grande contribuição que deram; infelizmente não consegui assistir a todo vídeo, pois toda hora trava, mas vou fazer o download e assisti-lo com mais calma.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  2. Video muito bom!
    uma duvida.. o q q eu gasto na hora de fazer o upgrade? Seja upgrade no link, seja upgrade no command center...

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Em todos os Upgrades você gasta ISK!

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. e haja isks - bom tuto - as perguntas sao

    1 - existem bons planetas para isso? ex: ice - storm (sei q depende tb do q se qr fazer ai q tal incluir algo tipo se qr isso pegue esses planetas se qr B entao pegue isso)
    2 - peguei um planeta fraco - desmontei tudo dentro - peguei o resto dos itens extraidos e manufaturados - como tiro o comand center pra usar de novo ? ou nao se tira perde-se
    3 - qs sao os melhores itens t2 pra se fazer?

    ResponderExcluir