15 de fev. de 2014

WOW X EVE Online


 Bem vindo jogador! Você que está vindo de outro MMO e está procurando algo diferente do que está jogando, então sente-se e leia essa comparação e entenda as diferenças.

O objetivo principal deste post é fazer uma comparação entre EVE Online e os outros MMORPG. E como a maioria dos MMORPG atuais são praticamente uma cópia de WOW, vamos utiliza-lo como base de comparação para ficar mais fácil.

Esse texto não tem a intenção de dizer qual dos dois é melhor. E sim uma forma de conseguir visualizar qual deles se adapta ao seu perfil de jogo.
World of Warcraft está situado num cenário de fantasia, onde o seu avatar gira em torno de matar monstros, e você vai evoluindo seu avatar para matar os monstros maiores, bem como encontrar o mais legal loot e equipamentos possíveis. No WOW você pode muito bem chegar ao topo, e será chamado de nível 90, dessa forma é possível alcançar definitivamente um ponto final no WOW, e esse ponto final é ditado pela Blizzard.

EVE Online não há topo e os jogadores não são diferenciados pelo nível, você e sua corporação definem os objetivos e metas que gostariam de realizar. Por exemplo, um CEO pode definir uma meta em longo prazo de transformar a sua corporação de 50 pessoas em 100, ou uma aliança pode querer aumentar seu poder para mais 10 sistemas. Uma corporação industrial pode planejar dominar economicamente toda uma região do espaço.



INICIANTE

Em WoW você sabe o que fazer já no inicio do jogo, porque ele foi construído em torno da acessibilidade, e com o desenvolvimento do seu avatar são inseridas camadas de complexidade que só gamers hardcore mais atentos sabem otimizar. Outro fator que ajuda os novos jogadores é sua similaridade com o mundo real, onde você controla um avatar do começo ao fim, tem lugares que lembram regiões da Terra como montanhas, desertos, florestas e etc. Tudo isso torna jogos de fantasia mais intuitivos e fáceis de jogar.


EVE Online não é intuitivo, seu ambiente é um espaço enorme cheio de sistemas estelares, nada familiar para a maioria dos jogadores. Por isso a primeira sensação do novo jogador ao iniciar o jogo é de estar perdido e em segundo ele faz a pergunta “o que eu faço agora”?

Passado essa primeira sensação ele se depara com outro diferencial importante, a nave não voa com os comandos do teclado WASD. O novo jogador vai levar um tempo até descobrir que os movimentos da nave são por clicks do mouse em um menu. E para piorar a situação ele vai encontrar um menu complexo cheio de submenus e janelas para encontrar algo. Por isso é de extrema importância os jogadores lerem muito para conseguir evoluir na sua área de interesse.




A CCP percebendo esses problemas lançou o INCARNA, onde o novo jogador que tem pouca familiaridade com o ambiente espacial sinta-se menos perdido, porque agora ele tem uma referência que é seu avatar. Os produtores sabem da importância do avatar para um jogador, eles criam um vinculo emocional com seu personagem e sua história. Diferente de uma nave, que não é tão personalizável quanto um avatar e também porque se troca de nave como se troca de camiseta.




LINEAR X CAIXA DE AREIA

WOW é um jogo linear, e isso é percebido durante todo tempo que você joga, ele é simples. Você sabe onde precisa ir, o que deve fazer, sabe que tem que matar monstros para obter pontos de experiência e subir de nível, Sua mecânica é familiar e tem muitos elementos de fantasia conhecidos como aqueles contidos em Senhor dos Aneis; orcs, elfos, guerreiros, magos e etc. Você começa como um guerreiro humilde ajudando as pessoas da aldeia e no final você está lutando contra a Scourge e o fim do próprio mundo. Tudo isso funciona muito bem e as pessoas gostam disso, sentem-se seguras porque conseguem ver um começo e um fim já definido desde o inicio.

EVE Online é um sandbox! Ou seja, você terá que escrever sua própria história dentro do jogo e isso pode ser assustador para quem gosta de direção e situações bem definidas. EVE Online é um universo aberto com imensas possibilidades e você quem decide o que fazer, diferente de outros MMORPG você não fica preso a uma classe de personagem, se por acaso cansar de ser minerador então poderá ser um militar ou industrial ou espião ou CEO de uma corporação ou, ou, ou, ou.... sim as possibilidades do que se pode fazer nesse universo são incríveis. Você pode jogar EVE Online sem sair da estação espacial, apenas controlando o comércio remotamente e acumular bilhões de ISK. Pode também viver nesse universo sem dar um único tiro, apenas vivendo de mineração ou ser um pesquisador que aperfeiçoa novas tecnologias.

Conheça as atividades do EVE - Link




MAL X BEM

No WOW o mal e o bem já estão definidos e cada um sabe qual o objetivo do outro, você tem que evitar que o mal  destrua o mundo, então você é o herói dessa história. Mas isso se encaixa perfeitamente em um mundo de fantasia, com uma história linear.


No EVE o bem e o mal não estão pré-definidos, está questão é relativa, e vai depender de que lado você está nesse momento. EVE Online tem uma história de fundo que serve para ilustrar as diferentes raças presente no jogo, mas de forma alguma interfere nas suas escolhas durante o desenvolvimento do seu personagem. O seu inimigo vai ser aquela corporação que detém em seu sistema recursos naturais raros no universo e que tem alto valor, eles são o mal agora!



NIVEL X SKILL

Outro diferencial importante é que você não vai precisar ficar matando monstro atrás de monstros para aumentar suas habilidades. Mesmo que você destrua inúmeras naves em uma batalha isso não vai melhorar seus tiros no futuro. EVE Online conta com um sistema diferenciado de evolução de personagem conhecido como skill, para facilitar o entendimento pense na skill como um livro que você tem que ler para poder aprender determinada habilidade.

Assim como na vida real nos levamos mais tempo para ler um livro com 500 páginas do que um com 20 páginas. Algumas skills levam alguns minutos para serem treinadas outras levam mais de 30 dias e tudo em tempo real e tem outro detalhe, esse treinamento de skill é feita também quando você está off-line. Cada área que você decidir seguir no EVE Online, terá um conjunto de habilidades (skill) especifica, sendo assim existe milhares de skills disponíveis.



PERDAS

No WOW você não tem perdas significativas quando morre, após sua morte é dado um respawn com todos os seu itens intactos. Imagine toda vez que você morrer perder a armadura que estava usando.


No EVE Online você tem que aprender a lidar com as perdas, nenhum lugar é seguro, qualquer jogador pode te atacar em qualquer lugar, mesmo em sistemas de alta segurança, onde existem jogadores suicidas. E quando sua nave é destruída você perde tudo e terá que comprar uma nova nave e se teu avatar morrer, então perderá seus implantes que muitas vezes custam mais caro que uma nave. Isso parece ser duro à primeira vista, mais isso cria um senso real de perigo e desafio nesse universo perigoso.





SERVIDORES

WOW tem vários servidores espalhados pelo mundo, e cada servido tem um limite de jogadores, e sempre que esse número chega perto do limite é aberto outro. Tudo isso é feito para evitar o famigerado lag. Porém se você tiver um amigo em um servidor diferente do seu, vocês nunca irão se encontrar para duelar ou fazer parte da mesma guilda.

EVE Online tem apenas 2 servidores, um para a China e outro para o resto do mundo. Esse tipo de sistema permite que você interaja com jogadores do mundo inteiro, a sua corporação pode ser reconhecida em toda a galáxia pelos feitos conseguidos. A história que está sendo construída pelos jogadores é única e todos fazem parte dela, porque todos estão no mesmo servidor. O número médio de jogadores on-line varia de cerca de 30.000 até 60.000 nos fins de semana em uma galáxia com 5.000 sistemas estelares.


A mecânica do EVE Online favorece a formação de corporações, se você decidir por ser um lobo solitário, provavelmente não desfrutará dos benefícios de uma corporação. Jogadores solitários duram pouco nesse universo. Várias coisas necessitam de cooperação mutua entre os jogadores para poder se realizar como manter vários sistemas estelares sob seu controle, construir uma Titan, a maior nave do jogo que necessita uma grande quantidade de minerais e pessoas com habilidades para construir, manter uma POS funcionando.


E você! Concorda com as diferenças aqui postadas? Se acha que está faltando alguma coisa nas diferenças, faça seu comentário aqui em baixo.

13 comentários:

  1. A sua comparação é interessante, acredito que o EVE deveria ser comparado mais a outro jogo que usa sua mecanica mas, se não houver o melhor jogo seria o Lineage 2.
    Sem duvida seria uma parada dura, a mecanica das guildas sao muito semelhantes as Corporações do EVE e quando eu jogava o L2 meu clã bloqueava qualquer tentativa de um clã inimigo matar Monstros para coletar determinado expólio para se fazer um item forte para eles, semelhante aos Camp gates do EVE num modo grosseiro de falar!
    Senti falta de uma comparação mais detalhada em termos de ganho de ISK e Gold de outros RPGs.

    ResponderExcluir
  2. Boa a materia. Os dois jogos sao muito bons, WoW por mais que seja linear consegue proporcionar muita diversao pra quem se amarra no mundo de fantasias, com orcs, elfos, gnomos, etc. Tanto que eh o mais jogado. Em contrapartida o EVE oferece o Sandbox, isso te da uma liberdade imensa e deixao jogo mais interessante. Um MMORPG que tambem eh sandbox e que conseguiu fazer muito bem, foi o Ultima Online. Talvez, se fizesse uma comparaçao entre os 2 seria mais "justa" e mais acirrada. Ja que os dois possuem os mesmos sistemas =D.

    Enfim, muito boa a materia. Otimo blog! =D

    ResponderExcluir
  3. Mudei pro Eve pq gosto desse sistema sandbox, sou ex-jogador de lineage2 e as coisas estao mudando, vi muito jogos perderem a dificuldade, o up se tornando mais facil, maior igualdade entre os jogadores, independente se tem pouco ou muito tempo de jogo e etc.O eve vai ser um dos poucos jogos que sobrevive com um sistema hardcore.

    ResponderExcluir
  4. Realmente uma comparação com Lineage 2 seria legal, porém eu nunca joguei e conheço quase nada sobre ele. Usei o WOW porque ele é um clássico e também é o mais conhecido para ser usado em termos de comparação.

    Se alguém conhece bem Lineage 2 ou Ultima Online, poderia fazer essa analise entre os dois. Eu terei o prazer de publicar aqui no Blog.

    E obrigado pela força!:)

    ResponderExcluir
  5. af meio ruim o Eve pelas comparações.. entrar no jogo e ja morre de cara e ainda ficar sem grana que graça tem isso como eu vou comprar outra nave se eu morri e não tenho mais dinheiro , e se eu junto o dinheiro e morro meu dinheiro vai embora também lol

    ResponderExcluir
  6. No lineage2, ate agora eh um jogo dificil de crescer tanto no dinheiro como na evolucao do personagem.vc nasce numa newbie ville, dependendo da raca vc nasce em um lugar, como no eve.As quests que sao antigas te dao um minimo de equipamento pra comecar.Ha muitas quests mas as recompensas sao minimas que nem vale a pena fazer, pior que as missoes de lvl 1 do eve, onde a recompensa ja da pra comprar algo.Para evoluir seu boneco no lineage2 vc precisa ganhar xp e sp(xp pra evoluir em lvl, sp pra skill)a diferenca que no eve vc evolui sem estar logado, no lineage2 vc precisa estar matando mobs(monstros npc)cada mob te da um X de xp e sp.Esses mobs sao diferenciados por especie, resistencias, fraqueza, ataque meele ou magico, passivo ou agressivo e HP(existem monstros com ate 12vezes de HP ou mais)No eve da pra matar qualquer nave npc desde que vc esteja no nivel, no lineage2 ate o lvl 80 vc consegue solar, depois disso soh em grupo.Como no eve, lineage2 os itens sao feitos pelo players.O recipe que equivale ao blueprint, itens de drops pra craftar, no caso, os anoes que dominam isso, um eh especialista em drops e outro no craft.No lineage2 nao existe zona segura, saiu da cidade qualquer um pode te matar,mas, existe um sistema de karma mais de tres pontos de karma, se vc for morto red dropa seu equipamento.
    cansei.....

    ResponderExcluir
  7. Jogo eve a 2 anos, não conheço outros MMOs, mas o EVE é bem o que outro anonimo falou, se o cara não é teimoso, na primeira perda grande, abandona.
    Como eu sou muito teimoso, na minha opnião é perfeito.
    Tomei um SCAN no comércio esses dias e perdi 2Bilhões de ISK...(da p/ pagar 6 meses de game) não pensei 2x e comecei a juntar ISK novamente. Serviu para descobrir para que serve a SKILL "Margin Trade", da pior forma, mas foi um aprendizado.

    ResponderExcluir
  8. Como jogador de wow acredito que as comparações estao bem puxadas para o lado EVE(omg, não me diga), mas quem joga wow sabe que wow n eh tao simples como foi descrito, voce disse que o topo do wow lvl 80(85 no momento), mas pra quem joga sabe que o jogo de verdade começa no lvl 80 :) vlw

    ResponderExcluir
  9. Comparar EVE com o o WOW ou qualquer um desses MMOs é ate injusto, tem tanta coisa possivel no EVE que o WOW não chega nem perto. Sei que os apaixonados por WOW ou outros jogos, vão reclamar, mas não tem nem como comparar. Eu costumo comparar de uma forma mais simples, porém bem mais abrangente, que é: EVE é jogo pra adultos, WOW é jogo pra crianças e adolescentes. EVE está em um nivel completamente diferente de WOW, seria como comparar um joguinho de futebol de botão, com um jogo de Copa do Mundo. Os dois são divertidos a sua maneira, mas em nivel bem diferentes de responsabilidades e envolvimento. Em jogos como wow e lineage, até existem jogadores que se destacam, mas o que eles fazem não muda em nada o jogo de outra pessoa, no maximo esse jogador pode ser conhecido por ser top killer de outros jogadores, que não vai fazer diferença nenhuma no desenvolvimento deles. No EVE um unico player pode mudar o destino de milhares de outros com uma decisão politica, um unico jogador pode comandar uma batalha que vai mudar todo um cenário de toda uma região, um único jogador pode se destacar por vários e vários motivos. Isso, não acontece em nenhum outro jogo, por mais que digam isso e aquilo, somente quem ja jogou EVE sabe que não tem como comparar, e entende do que estou falando.

    ResponderExcluir
  10. As comparações foram validas, mais muito surpeficiais. No WoW é possivel achar complexidade, mais não ao nivel de EvE, é nesse ponto que fica injusto a comparação. EvE foi um jogo pensado pra ser Grande, Muito Grande, tem inumeras possibilidades que chega ao ponto do absurdo. A CPP de 6 em 6 meses te "flooda" de novos conteudos que fica impossivel absorver o conteudo do jogo. No WoW as expanções demoram a aparecer, porque é da caracteristica do próprio jogo esperar que o jogador absorva (e por vezes até se canse) do conteudo da expanção atual. WoW tem um limite, mais demora até que esse limite seja alcançado. Talvez a principal caracteristica que irrita o jogador de EvE em WoW seja a linearidade. Nisso EvE ganha de longe.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo obrigado pelo comentário!

    Concordo com você que é possível achar complexidade no WOW, tanto que no inicio do texto eu coloco o seguinte: "com o desenvolvimento do seu avatar são inseridas camadas de complexidade que só gamers hardcore mais atentos sabem otimizar."

    Se compararmos WOW com outro MMO de fantasia ele tem maior complexidade, agora quando a comparação e feita com EVE a história muda, tudo isso é base de comparação! Mas isso não quer dizer que WOW não seja complexo.

    Realmente falta muita coisa para se comparar entre os dois. Mas o que tentei fazer foi uma comparação mais abrangente possível, o que é difícil. Se fosse fazer uma comparação mais detalhada cada tópico desses daria mais uns 5 assuntos, mais dessa forma a matéria ficaria enorme e consativa de se ler.

    O mais importante é contribuição de vocês que comentam aqui e deixam seu ponto de vista, complementando a matéria.

    Inté!!

    ResponderExcluir
  12. Como um amigo acima disse, uma comparação mais "sensata" seria com o Ultima Online, que na minha humilde opnião, foi, é e sempre será o melhor MMORPG de todos os tempos, não tem comparação entre UO (Ultima Online) e WOW devido as inúmeras formas de se jogar UO que acredito neste ponto se parecer muito com o EVE, pois no UO você pode ser profissional de diversas áreas, tais como cozinheiro, minerador, ferreiro, carpinteiro, costureiro, domador, alquimista, lenhador, fazendeiro, etc, etc, etc...

    A complexidade de UO não se compara ao do EVE, mas por sua vez, acredito que em termos de complexidade, o EVE está para o UO assim como o UO está para o WOW.

    Isso sem contar que UO foi um dos primeiros jogos MMORPG a existir e é até hoje um dos mais jogados, o servidor original ainda roda a todo vapor e não da vestígios de que irá fechar!

    Estou muito interessado em começar a jogar EVE justamente por se ele o jogo de MMO mais complexo que eu ja vi (depios de UO), porém, por ser um tanto quanto "caro" sua mensalidade, quero estudar bem o caso antes de fazer este "investimento", por isso quero até solicitar aqui a ajuda de alguém que esteja me "adotar" como aluno nesse game!!! rsrsrsrs...

    Abraços e ficarei aguardando um professor!

    ResponderExcluir
  13. Bela compracao.
    To jogando Eve faz 1 mes e joguei WoW por 3 anos.
    E realmente WoW é um jogo muito simples feito pra galera mais jovem que nao precisa se preocupar muito com o tempo e a dificuldade do jogo. Bem tranquilo, voce nao perde nada o jogo te induz a tudo. WoW realmente é muito bom, muito divertido mesmo. Mas o problema esta que tem um fim. E esse papo de que o jogo começa só no lvl maximo é papo furado.

    joguei 3 anos peguei lvl maximo com quase todos os bonecos e posso falar que o jogo comecar no lvl 1.
    =D vlw

    ResponderExcluir