21 de abr. de 2011

EVE Online: Asteróides e minerais



Antes de ler esse tutorial recomendo que assista a esse vídeo tutorial de introdução à mineração.

No Império regiões que têm um status de segurança de (0.5 a 1.0), os tipos mais comuns de asteróides são Veldspar, Scordite e Pyroxeres. Eles produzem os mais básicos minerais que são Tritanium, Pyerite e Mexallon. A quantidade de minerais, que você conseguirá com o refino de seu minério extraído vai depender da capacidade de refinação que você tem e a posição que você tem com a empresa proprietária da estação que fará a refinação.

Cinturões de asteróides e Minerais

Como mencionado no vídeo, cada sistema tem cinturões de asteroides, alguns mais que outros. A regra é que quanto menor o status de segurança de um sistema, melhor será a qualidade dos asteróides.

Se você é novo em EVE, eu sugiro que você leia mais sobre o status de segurança e como isso afeta o seu jogo. Você não vai minerar em um sistema de baixa segurança (low-sec) da mesma forma que se faria em um sistema 1.0. No entanto, este não é o objetivo deste tutorial. Você estará relativamente seguro em sistemas (0.5-1.0), a Concord virá em seu auxílio se você for atacado. No entanto, você nunca está completamente a salvo de ladrões de minério e gangues suicidas, que o suicidam seus navios baratos para destruir o seu navio que é mais caro, isso acontece muito em sistemas de alta segurança (Hi-sec).

Chamamos todos os minérios encontrados em sistemas (0.1-1.0) de "low-end", e os minérios, que são exclusivos dos sistemas (0.0) de "High-ends". Como você deve ter adivinhado os minérios "High-ends" (ou seja, Bistot , Arkonor , Mercoxit , Gnaisse e Crokite) produzem os melhores e mais lucrativos minerais do EVE. Isso não significa que todas as low-end são uma porcaria, já que alguns valem mais que outras, e porque estes minerais ainda são importantes para a maioria das atividades de fabricação. Os minérios "low-end" são a base da economia de minerais, porque boa parte dos produtos produzidos utilizam minerais de asteroides "low-end".

Alguns minérios só podem ser encontrados em sistemas específicos. Por exemplo, Jaspet só pode ser encontrada em sistemas (0.4), no espaço Gallente ou Amarr. Você não vai encontrá-lo em espaço Caldari ou Minmatar. 

Note que todos os tipos de minérios podem ser encontrados em sistemas nulos (0.0). Você vai encontrar de tudo desde Veldspar até Mercoxit, mas nem todos os sistemas (0.0) contém todo tipo de minério. Assim como no império o null-sec também tem seu status de segurança, que vai de (0.0 até -1.0). No império quanto menor o status de segurança do sistema melhor vai ser o minério encontrado. A regra vale também para o Null-sec. Veja a tabela que elaborei para poder ajudar a entender e encontrar os minérios que deseja. Por exemplo, o Crokite você vai encontrá-lo a partir do sistema (-0.3 até -1.0).



Seria impossível fazer uma lista de todos os sistemas e seus tipos de minérios do Universo EVE, portanto, sugiro que você use o ToxicFire Ore Map, para o ajudar a localizar onde estão os minérios que deseja. O Mapa do minério é uma grande ferramenta para ajudar a localizar um bom local para a sua mineração, ou simplesmente para descobrir para onde ir, dependendo do que você precisa.

Também é importante mencionar que cada minério tem duas variantes. A primeira variante dará 5% a mais de minerais quando refinado e a segunda variante dará 10% a mais. Aqui está uma tabela com as variações de cada minério:




Os minerais são refinados a partir do minério. Existem 8 tipos de minerais, 3 tipos são Hi-end e 5 tipos low-end.
Low-end incluem Tritanium , Pyerite, Mexallon, Isogen e Nocxium.
Minerais High-ends incluem Zydrine, Megacyte e Morphite. Minerais High-ends, só podem ser refinados a partir de minérios de alta qualidade, que só pode ser encontrada em 0.0. Esta tabela que mostra os minérios e seus subprodutos, os minerais:



Como se deve interpretar essa tabela?

Vamos começar com o lote. Simplesmente, o lote é o número mínimo de unidades que você vai precisar para cada refinamento. Os números que você vê na coluna de cada mineral é a quantidade de minerais, você receberá por lote, com um perfeito refinamento. Vamos usar um exemplo para tornar mais claro:

Vamos usar Omber como um exemplo. Omber tem um lote de 500. Digamos que você minerou 3.467 unidades, e que o transportou de volta para uma estação que tem uma refinaria. Para cada 500 unidades, se tiver um rendimento perfeito refino de 100% (sim, é possível), você terá 307 unidades de Tritanium, 123 unidades de Pyerite e 307 unidades de Isogen. Se você dividir 3.467 por 500, você vai acabar tendo de 6 lotes, e 467 unidades de Omber de sobra.

Esta é uma analogia simples, como você pode ter que pagar impostos (pagos em unidades de minerais durante o refinamento), dependendo do sua relação (Standing) com a empresa proprietária da estação e suas habilidades (Skill). Esta tabela é muito útil para saber quais asteroides você deve minerar para obter os minerais que deseja.


Fonte: Wiki

1 comentários: