Aprenda a comprar e vender itens utilizando o mercado do EVE com este vídeo.
Este vídeo tutorial é apenas uma introdução ao comercio do EVE,
com compra e venda de itens. Mas se você pretende seguir carreira de
comerciante e ser muito rico continue lendo o texto a seguir, onde vamos
avançar mais nessa área.
SKILL
Se você quer ser um especialista na arte do comércio, então terá
que treinar as skills (habilidades) referentes a esse setor da economia:
Skills
para encomendar
Com todas essas habilidades treinadas até o nível 5, seu personagem
pode gerenciar até 305 ordens ao mesmo tempo.
Trade – Concede 4 ordens adicionais por nível.
Retail – Concede 8 ordens adicionais por nível.
Wholesale – Concede 16 ordens adicionais por nível.
Tycoon – Concede 32 ordens adicionais por nível.
Skills
para comércio remoto
Marketing – Permite fazer ordens de venda remotamente.
Procurement – Permite fazer ordens de compra remotamente.
Daytrading – Permite alterar ordens remotamente.
Visibility – Aumenta alcance máximo de ordens de compra à
distância, de modo que os vendedores podem preencher essas ordens a partir de
qualquer estação com este alcance da ordem de compra à distância.
Todas as skills acima tem a mesma evolução de nível abaixo:
Nível 0: Limitada a estação atual
Nível 1: Limitada ao sistema solar
Nível 2: 5 saltos
Nível 3: 10 saltos
Nível 4: 20 saltos
Nível 5: Toda a região
Skills
para reduzir despesas
Accounting – Reduz a taxa de imposto sobre as transações em 10% para
cada nível treinado, iniciando em 1,5% e
chegando até 0,75% no nível 5.
Broker Relations – Reduz a taxa do corretor coletados nas ordens
de mercado em 5% por nível treinado iniciando em 1% e chegando até 0,75% no nível 5. Esta taxa também pode ser
afetada pela classificação entre o comerciante e a empresa que detém a estação.
Margin Trading – Diminui a quantidade de ISK que você paga por ordens
de compra em 25% por nível.
nível 0: 100%
Nível 1: 75%
Nível 2: 56,25%
Nível 3: 42,18%
Nível 4: 31,64%
Nível 5: 23,73%
Skills
para contrato
Contracting – Aumenta o número máximo de contratos, 4 a mais por
nível até 21 no nível 5.
Corporation Contracting – Aumenta o número de corporação concorrente
/ aliança contrata você pode fazer em nome de sua empresa em 10 por nível até
60 no nível 5.
VANTAGENS DO COMÉRCIO
Você pode começar a negociar imediatamente com um personagem sem muitas
habilidades, e a quantidade de treinamento de habilidades (Skills) necessárias
em relação a outras profissões é bastante baixa. A única habilidade que você
realmente precisa para começar é de Comércio, sem o qual você provavelmente vai
se sentir um pouco limitado no número de pedidos que você pode fazer.
É possível ganhar muito dinheiro em época de guerra, com um
pequeno investimento em skills (Marketing, Procurement and Daytrading até o
nível 2) você pode estabelecer-se em uma estação espacial e vender produtos que
as corporações precisam durante as batalhas.
O tempo é flexível no comércio, suas ordens de compra e
venda estará no mercado 24 horas por dia, mesmo quando você estiver off-line.
Isso mesmo você poderá ganhar ou perder dinheiro enquanto dorme, estuda ou
trabalha tudo em tempo real.
COMERCIO NA ESTAÇÃO
Basicamente você vai quer encontrar itens com um grande volume de
negociação e com uma diferença significativa no preço na ordem de compra e de venda
dentro da mesma estação. Uma grande fonte de estes tipos de itens vem do NPC:
Os jogadores executam missões, recolhem o saque e só querem vendê-lo por um
dinheirinho rápido, uma vez que eles não têm o tempo ou as habilidades
comerciais para criar ordens de venda para tudo.
Outro exemplo são os livros comerciais que são dados durante os
tutoriais, se os jogadores têm um e não precisam dele, eles só querem vende-lo
por ISK. Por outro lado, os jogadores que procuram o mesmo livro iram pagar um
pouco mais, uma vez que não pode obtê-lo em qualquer outro lugar.
A simples regra de ouro é comprar na baixa e vender na alta! Para
garantir uma boa negociação na estação é necessário garantir que a diferença de
preços da sua ordem de venda seja maior que o preço de tributação e ordem de
compra, para que haja lucro no final!
Criação de compra e ordens de venda de
vários itens minimiza o risco de acidentes de preços de mercado sobre qualquer
item em particular. Se você pode fazer 20.000 ISK em um item e conseguem trocar 100
destes por dia isso vai lhe dar 2.000.000 ISK. Faça isso com 50 produtos
diferentes e isso equivale a 100 milhões ISK por dia!
Comece pequeno e revisita seu dinheiro e em breve você vai ver o
seu ISK total crescer muito rapidamente. Quando você começa a trabalhar em
bilhões, você pode trocar itens com preços mais elevados, e podem aumentar as
suas margens de lucro.
ESPECULAÇÃO DE MERCADO
A especulação é o ato de comprar bens na esperança de que o seu
preço vai subir no futuro. Por exemplo, o preço do PLEX pode subir para cerca
de 400 milhões ISK durante as férias de inverno, então vou comprá-los no início
do ano e vendê-los no inverno assim conseguindo um grande lucro. A especulação
também pode ocorrer nas mudanças de patch, novas expansões ou tumulto de
mercado.
DICAS
1.
Tal como acontece com outros aspectos do Eve,
a primeira regra de negociação é nunca investir o que você não pode dar ao luxo
de perder.
2.
Não pergunte a outros comerciantes sobre suas
melhores rotas. Mineradores mantém em segredo os melhores lugares de mineração,
os caçadores escondem suas áreas de matança favoritos, por que você deve
assumir que seria diferente com a negociação ? Eles são a sua concorrência,
lembre-se disso!
3.
Nuca aceite fazer transporte de mercadorias
para pessoas que você não conhece e que estejam em sistemas de baixa segurança,
isso pode ser uma emboscada criada por piratas.
4.
Negociação é muito adequado para o jogador que
pretendem trabalhar sozinho, mas isso não significa que não seja vantajoso ter alguns amigos espalhados, mesmo
que apenas para pedir verificação de preços em regiões longe do seu próprio território.
5.
Quando você atingir o máximo de rendimento no
nível básico do comércio, no passo seguinte você sentirá a necessidade de ter
uma nova conta ou mais dependendo da sua sede por fortuna.
6.
Contratos de correio podem ser configurados
para fornecer produtos a uma estação espacial criado por jogadores, então eles
cobram uma grande taxa para você entrar na estação. Isso força você a não entrar
e perder a garantia ou entrar e pagar a alta taxa.
COMO ESCOLHER ITENS PARA VENDER?
Para saber qual item devemos escolher para comercializar no
mercado do EVE, nos vamos utilizar uma técnica chamada Bullworth Burger, criada
por um jogador membro do Eve University.
Esta é a forma como você deve usar o método Bullworth Burger:
1.
Abra a janela do Mercado
2.
Clique em um produto aleatório que você
poderia estar interessado em negociar
3.
Clique na aba Price History
4.
Procure por boas características de hambúrguer,
e adicione ao seu market quickbar
5.
Repita os passos 2-4 até que você tenha uma
boa lista de produtos potenciais
6.
Comece a negociar!
Quais são as boas características de um hambúrguer?
Basicamente, você quer itens que:
1
Comércio
de grande volume. Isso é o mais importante, se você tem
pequenas quantidades de ISK. Como você quer um retorno rápido, esse é o melhor jeito
de conseguir. Este é o "Guacamole " - barras verdes na parte
inferior. Quanto mais guacamole, melhor.
2
Tenha boas
margens de lucro. As pessoas vendem itens para conseguir
dinheiro rápido, mas estão dispostas a pagar muito mais para comprá-los. Essa é
a "carne", a parte marrom do gráfico,
representando a venda / compra maiores e menores. Quanto mais grossa a carne melhor.
3
São
utilizados, substituídos e descartados com frequência. Este é
representado por um preço médio do item. Isso garante que você pode acumular e
vender com alguma regularidade.
·
"Mostarda no meio" - representado
por quadrados amarelos no meio do gráfico. A mostarda deve estar no meio da
"carne" tão frequentemente quanto possível. Isso significa que a
oferta e a demanda estão equilibradas.
·
O quadrado amarelo indica o preço médio, ou
seja, metade das encomendas ocorreu acima desse preço, e metade abaixo.
·
De modo geral, uma ordem com preço elevado
"empurra" a mostarda para baixo.
4
"Alface
e Ketchup" - as linhas verde e vermelha. Folhas de alface são retas em sua maior
parte, indicando boa estabilidade. Ketchup é mais espalhado, então deve ser uma
linha irregular movendo para cima e para baixo, indicando as flutuações de
preços de curto prazo, o que vai ajuda-lo a adquirir itens por menos e
vendê-los para mais.
Então, em resumo, procure itens que têm um monte de Guacamole, carnes
grossas, mostarda no meio, e alface em linha reta e Ketchup espalhado. Não há
pão. Quando você encontrar alguns itens possíveis para comércio, e que se
encaixam em seu capital de giro, então comece a comprar e vender a distância.
Lembrete: Este é apenas um método de avaliação de itens, uma vez
que incide sobre o comportamento do comércio, mas pode não funcionar para todos
e em todas as regiões. Encontrar uma boa estratégia de negociação e preços só
se aprende fazendo, isso está muito além do alcance da Bullworth Burger.
Exemplos
A lista de verificação: o Guacamole está bom, o alface um pouco
estável e um ketchup oscilante. Os pontos indicam a mostarda espalhada,
indicando principalmente dias de venda extremamente pesado, com alguns dias de
compra muito pesado. Provavelmente, você pode comprar este item em um dia e
vendê-lo no dia seguinte ou semana seguinte, mas não é confiável. Além disso,
assumindo uma taxa de 2% a partir de suas ordens, a compra de um mínimo de 117k
e vender em alta de 130k, isso representa apenas 10k de lucro por item.
Nos últimos dias, você deve comprar a 117k e vender a 120k, uma perda provável. Não vale a pena o seu tempo. Resumindo, muita pouca carne.
Nos últimos dias, você deve comprar a 117k e vender a 120k, uma perda provável. Não vale a pena o seu tempo. Resumindo, muita pouca carne.
Nota: Devido à compra pesado deste item, provavelmente é um
consumível que os produtores estão comercializando ativamente. Isso significa
que não só você vai estar competindo com outros comerciantes, mas com jogadores
do tipo industrial também.
Figura 2
A lista de verificação: A guacamole está boa - mesmo que apenas 40
unidades são movidas por dia, tem o preço médio de 20 milhões que é um mercado
diário 800 milhões ISK. Alface é agradável e plana com o ketchup se movendo
suavemente para cima e para baixo. A carne é agradável e de grande espessura em
sua para a maior parte, e a mostarda está quase sempre no meio, um pouco na
parte inferior. Isso significa que os jogadores estão transferindo aos
comerciantes um pouco mais rápido do que eles estão comprando, então
provavelmente você irá adquirir mais rápido do que você pode vender.
Uma estratégia para melhorar isso é transportar ou usar contratos de courier para mover o material comprado para centros mais movimentados. A carne indica um lucro de 2,5 milhões por item nos últimos dias, o que é cerca de 12%. Após as taxas temos 10% de lucro. Não é uma superestrela, mas traz um lucro decente se você tem a ISK para investir e preferem um mercado mais lento (menos manutenção em ordens) e com uma demanda e oferta confiável.
Recomendo que assista e leiam os links a seguir:
Tutorial de introdução ao comércio
Tutorial de contrato
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Uma estratégia para melhorar isso é transportar ou usar contratos de courier para mover o material comprado para centros mais movimentados. A carne indica um lucro de 2,5 milhões por item nos últimos dias, o que é cerca de 12%. Após as taxas temos 10% de lucro. Não é uma superestrela, mas traz um lucro decente se você tem a ISK para investir e preferem um mercado mais lento (menos manutenção em ordens) e com uma demanda e oferta confiável.
Recomendo que assista e leiam os links a seguir:
Tutorial de introdução ao comércio
Tutorial de contrato
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Grande calvi, é bom tá de volta, estou criando um char trader e esse tutorial me veio em hora certa, vlw man
ResponderExcluirValeu, que bom que o tutorial está ajudando!
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