9 de mar. de 2014

Tutorial Comércio e mercado




Aprenda a comprar e vender itens utilizando o mercado do EVE com este vídeo.

Este vídeo tutorial é apenas uma introdução ao comercio do EVE, com compra e venda de itens. Mas se você pretende seguir carreira de comerciante e ser muito rico continue lendo o texto a seguir, onde vamos avançar mais nessa área.





SKILL
Se você quer ser um especialista na arte do comércio, então terá que treinar as skills (habilidades) referentes a esse setor da economia:


Skills para encomendar
Com todas essas habilidades treinadas até o nível 5, seu personagem pode gerenciar até 305 ordens ao mesmo tempo.

Trade – Concede 4 ordens adicionais por nível.

Retail – Concede 8 ordens adicionais por nível.

Wholesale – Concede 16 ordens adicionais por nível.

Tycoon – Concede 32 ordens adicionais por nível.


Skills para comércio remoto
Essas skills (habilidades) ajudarão que suas ordens de compra e venda locais, alcance distancias maiores. Iniciando da sua estação espacial e chegando a toda região. 

Marketing – Permite fazer ordens de venda remotamente.

Procurement – Permite fazer ordens de compra remotamente.

Daytrading – Permite alterar ordens remotamente.

Visibility – Aumenta alcance máximo de ordens de compra à distância, de modo que os vendedores podem preencher essas ordens a partir de qualquer estação com este alcance da ordem de compra à distância.


Todas as skills acima tem a mesma evolução de nível abaixo:
Nível 0: Limitada a estação atual
Nível 1: Limitada ao sistema solar
Nível 2: 5 saltos
Nível 3: 10 saltos
Nível 4: 20 saltos
Nível 5: Toda a região



Skills para reduzir despesas
Accounting – Reduz a taxa de imposto sobre as transações em 10% para cada nível treinado, iniciando em  1,5% e chegando até 0,75% no nível 5.

Broker Relations – Reduz a taxa do corretor coletados nas ordens de mercado em 5% por nível treinado iniciando em 1% e chegando até  0,75% no nível 5. Esta taxa também pode ser afetada pela classificação entre o comerciante e a empresa que detém a estação.

Margin Trading – Diminui a quantidade de ISK que você paga por ordens de compra em 25% por nível.

nível 0: 100%
Nível 1: 75%
Nível 2: 56,25%
Nível 3: 42,18%
Nível 4: 31,64%
Nível 5: 23,73%



Skills para contrato
Contracting – Aumenta o número máximo de contratos, 4 a mais por nível até 21 no nível 5.

Corporation Contracting – Aumenta o número de corporação concorrente / aliança contrata você pode fazer em nome de sua empresa em 10 por nível até 60 no nível 5.



VANTAGENS DO COMÉRCIO
Você pode começar a negociar imediatamente com um personagem sem muitas habilidades, e a quantidade de treinamento de habilidades (Skills) necessárias em relação a outras profissões é bastante baixa. A única habilidade que você realmente precisa para começar é de Comércio, sem o qual você provavelmente vai se sentir um pouco limitado no número de pedidos que você pode fazer.

É possível ganhar muito dinheiro em época de guerra, com um pequeno investimento em skills (Marketing, Procurement and Daytrading até o nível 2) você pode estabelecer-se em uma estação espacial e vender produtos que as corporações precisam durante as batalhas.
O tempo é flexível no comércio, suas ordens de compra e venda estará no mercado 24 horas por dia, mesmo quando você estiver off-line. Isso mesmo você poderá ganhar ou perder dinheiro enquanto dorme, estuda ou trabalha tudo em tempo real.


COMERCIO NA ESTAÇÃO
Basicamente você vai quer encontrar itens com um grande volume de negociação e com uma diferença significativa no preço na ordem de compra e de venda dentro da mesma estação. Uma grande fonte de estes tipos de itens vem do NPC: Os jogadores executam missões, recolhem o saque e só querem vendê-lo por um dinheirinho rápido, uma vez que eles não têm o tempo ou as habilidades comerciais para criar ordens de venda para tudo.

Outro exemplo são os livros comerciais que são dados durante os tutoriais, se os jogadores têm um e não precisam dele, eles só querem vende-lo por ISK. Por outro lado, os jogadores que procuram o mesmo livro iram pagar um pouco mais, uma vez que não pode obtê-lo em qualquer outro lugar.
A simples regra de ouro é comprar na baixa e vender na alta! Para garantir uma boa negociação na estação é necessário garantir que a diferença de preços da sua ordem de venda seja maior que o preço de tributação e ordem de compra, para que haja lucro no final!

 Criação de compra e ordens de venda de vários itens minimiza o risco de acidentes de preços de mercado sobre qualquer item em particular. Se você pode fazer 20.000 ISK em um item e conseguem trocar 100 destes por dia isso vai lhe dar 2.000.000 ISK. Faça isso com 50 produtos diferentes e isso equivale a 100 milhões ISK por dia!
 
Comece pequeno e revisita seu dinheiro e em breve você vai ver o seu ISK total crescer muito rapidamente. Quando você começa a trabalhar em bilhões, você pode trocar itens com preços mais elevados, e podem aumentar as suas margens de lucro.


ESPECULAÇÃO DE MERCADO
A especulação é o ato de comprar bens na esperança de que o seu preço vai subir no futuro. Por exemplo, o preço do PLEX pode subir para cerca de 400 milhões ISK durante as férias de inverno, então vou comprá-los no início do ano e vendê-los no inverno assim conseguindo um grande lucro. A especulação também pode ocorrer nas mudanças de patch, novas expansões ou tumulto de mercado.


DICAS
1.       Tal como acontece com outros aspectos do Eve, a primeira regra de negociação é nunca investir o que você não pode dar ao luxo de perder.

2.       Não pergunte a outros comerciantes sobre suas melhores rotas. Mineradores mantém em segredo os melhores lugares de mineração, os caçadores escondem suas áreas de matança favoritos, por que você deve assumir que seria diferente com a negociação ? Eles são a sua concorrência, lembre-se disso!

3.       Nuca aceite fazer transporte de mercadorias para pessoas que você não conhece e que estejam em sistemas de baixa segurança, isso pode ser uma emboscada criada por piratas.

4.       Negociação é muito adequado para o jogador que pretendem trabalhar sozinho, mas isso não significa que não seja  vantajoso ter alguns amigos espalhados, mesmo que apenas para pedir verificação de preços em regiões longe do seu próprio território.

5.       Quando você atingir o máximo de rendimento no nível básico do comércio, no passo seguinte você sentirá a necessidade de ter uma nova conta ou mais dependendo da sua sede por fortuna. 

6.       Contratos de correio podem ser configurados para fornecer produtos a uma estação espacial criado por jogadores, então eles cobram uma grande taxa para você entrar na estação. Isso força você a não entrar e perder a garantia ou entrar e pagar a alta taxa.


COMO ESCOLHER ITENS PARA VENDER?
Para saber qual item devemos escolher para comercializar no mercado do EVE, nos vamos utilizar uma técnica chamada Bullworth Burger, criada por um jogador membro do Eve University.
Esta é a forma como você deve usar o método Bullworth Burger:

1.       Abra a janela do Mercado
2.       Clique em um produto aleatório que você poderia estar interessado em negociar
3.       Clique na aba Price History
4.       Procure por boas características de hambúrguer, e adicione ao seu market quickbar
5.       Repita os passos 2-4 até que você tenha uma boa lista de produtos potenciais
6.       Comece a negociar!

Quais são as boas características de um hambúrguer?
Basicamente, você quer itens que:

1       Comércio de grande volume. Isso é o mais importante, se você tem pequenas quantidades de ISK. Como você quer um retorno rápido, esse é o melhor jeito de conseguir. Este é o "Guacamole " - barras verdes na parte inferior. Quanto mais guacamole, melhor.

2       Tenha boas margens de lucro. As pessoas vendem itens para conseguir dinheiro rápido, mas estão dispostas a pagar muito mais para comprá-los. Essa é a "carne",  a parte marrom do gráfico, representando a venda / compra maiores e menores.  Quanto mais grossa a carne melhor.

3       São utilizados, substituídos e descartados com frequência. Este é representado por um preço médio do item. Isso garante que você pode acumular e vender com alguma regularidade.
·         "Mostarda no meio" - representado por quadrados amarelos no meio do gráfico. A mostarda deve estar no meio da "carne" tão frequentemente quanto possível. Isso significa que a oferta e a demanda estão equilibradas.
·         O quadrado amarelo indica o preço médio, ou seja, metade das encomendas ocorreu acima desse preço, e metade abaixo.
·         De modo geral, uma ordem com preço elevado "empurra" a mostarda para baixo.

4       "Alface e Ketchup" - as linhas verde e vermelha. Folhas de alface são retas em sua maior parte, indicando boa estabilidade. Ketchup é mais espalhado, então deve ser uma linha irregular movendo para cima e para baixo, indicando as flutuações de preços de curto prazo, o que vai ajuda-lo a adquirir itens por menos e vendê-los para mais.

Então, em resumo, procure itens que têm um monte de Guacamole, carnes grossas, mostarda no meio, e alface em linha reta e Ketchup espalhado. Não há pão. Quando você encontrar alguns itens possíveis para comércio, e que se encaixam em seu capital de giro, então comece a comprar e vender a distância.

Lembrete: Este é apenas um método de avaliação de itens, uma vez que incide sobre o comportamento do comércio, mas pode não funcionar para todos e em todas as regiões. Encontrar uma boa estratégia de negociação e preços só se aprende fazendo, isso está muito além do alcance da Bullworth Burger.

Exemplos


Figura 1
A lista de verificação: o Guacamole está bom, o alface um pouco estável e um ketchup oscilante. Os pontos indicam a mostarda espalhada, indicando principalmente dias de venda extremamente pesado, com alguns dias de compra muito pesado. Provavelmente, você pode comprar este item em um dia e vendê-lo no dia seguinte ou semana seguinte, mas não é confiável. Além disso, assumindo uma taxa de 2% a partir de suas ordens, a compra de um mínimo de 117k e vender em alta de 130k, isso representa apenas 10k de lucro por item.

Nos últimos dias, você deve comprar a 117k e vender a 120k, uma perda provável. Não vale a pena o seu tempo. Resumindo, muita pouca carne.
Nota: Devido à compra pesado deste item, provavelmente é um consumível que os produtores estão comercializando ativamente. Isso significa que não só você vai estar competindo com outros comerciantes, mas com jogadores do tipo industrial também.



Figura 2
A lista de verificação: A guacamole está boa - mesmo que apenas 40 unidades são movidas por dia, tem o preço médio de 20 milhões que é um mercado diário 800 milhões ISK. Alface é agradável e plana com o ketchup se movendo suavemente para cima e para baixo. A carne é agradável e de grande espessura em sua para a maior parte, e a mostarda está quase sempre no meio, um pouco na parte inferior. Isso significa que os jogadores estão transferindo aos comerciantes um pouco mais rápido do que eles estão comprando, então provavelmente você irá adquirir mais rápido do que você pode vender. 

Uma estratégia para melhorar isso é transportar ou usar contratos de courier para mover o material comprado para centros mais movimentados. A carne indica um lucro de 2,5 milhões por item nos últimos dias, o que é cerca de 12%. Após as taxas temos 10% de lucro. Não é uma superestrela, mas traz um lucro decente se você tem a ISK para investir e preferem um mercado mais lento (menos manutenção em ordens) e com uma demanda e oferta confiável.

Recomendo que assista e leiam os links a seguir:

Tutorial de introdução ao comércio

Tutorial de contrato



Gostou? Deixe seu comentário ou compartilhe!

2 comentários:

  1. Grande calvi, é bom tá de volta, estou criando um char trader e esse tutorial me veio em hora certa, vlw man

    ResponderExcluir
  2. Valeu, que bom que o tutorial está ajudando!

    ResponderExcluir