22 de out. de 2011

CCP demite 20% dos funcionários





Nessa semana a CCP anunciou uma redução estimada de 20% da sua força de trabalho global, isso devido a grande ambição da empresa em trabalhar em três MMO (EVE Online, DUST 514 e World of Darkness) ao mesmo tempo e implantando varias tecnologias novas.

A conclusão que a equipe chegou foi que eles estão tentando muitas coisas para uma empresa desse tamanho, ou seja, a empresa não tem recursos suficientes para mantes os três projetos ao mesmo tempo!

O comunicado diz que a partir de agora a empresa vai focar seus esforços e recursos e isso significa reduzir a equipe, o escritório em Atlanta vai sofrer mais com essas demissões. Nesse lugar está concentrado o desenvolvimento do MMO World of Darkness. Esse é uma péssima noticia para os fãs desse jogo, que agora ficam sem perspectivas de lançamento em médio prazo.



‘Após esta reorganização, é preciso fazer um trabalho melhor, concentrando-se nas seguintes prioridades:
Para o futuro imediato, a nossa missão é enriquecer o vasto universo EVE, reforçando o desenvolvimento contínuo de EVE Online enquanto se prepara para trazer ao mercado DUST 514 para o PS3. Fazemos isso a fim de realizar o nosso plano ambicioso e desafiador de unir os dois em uma multi-plataforma, verdadeiramente maciço mundo online.

Mundo das Trevas irá continuar o desenvolvimento com uma equipe reduzida significativamente. Esta equipa vai continuar a repetir e expandir a jogabilidade e os sistemas que têm projetado. Nós também vamos implantar equipes criativas em Atlanta para apoiar o lançamento de DUST 514.
Isto irá permitir-nos acelerar os prazos para novos recursos e aumentar a nossa capacidade de responder às necessidades da comunidade. Os frutos desse realinhamento serão visto neste inverno (verão no Brasil) e com as expansões futuras de EVE Online e o lançamento de DUST 514 em testes privados.

Primeiro EVE Online está de boa saúde. Nossos números de assinante são maiores hoje do que eram há um ano. Ao contrário de muitos outros MMO no mercado, temos continuado a crescer ano a ano desde o lançamento em 2003. No entanto, nos últimos dois meses, nossos assinantes diminuíram neste verão (inverno no Brasil). Atribuímos isso a nossos próprios erros e falta de comunicação com os nossos jogadores. Estamos corrigindo isso agora. ’



A CCP está colhendo os resultados de uma má administração dos executivos de alto cargo dentro da empresa, aqueles que decidem a direção do desenvolvimento dos jogos. Fica claro que os planos estratégicos da empresa estavam indo de encontro com os interesses da base de jogadores do EVE. 

Durante meses a CCP estava colocando goela a baixo dos jogadores o INCARNA, uma expansão sem utilidade prática para os jogadores, mas para a empresa é de extrema importância, porque é por ele que vai ser inserido a micro transações dentro do EVE Online.


O CEO da CCP fechou os olhos para os manifestos dos jogadores, por pura arrogância e disse aquela infeliz frase que vai ficar marcado na história da CCP. Ele demorou para entender que a base de jogadores do EVE Online é muito diferente dos outros jogos MMO. A capacidade organização dos jogadores do EVE Online realmente é incrível, os protestos em massa dos jogadores, nunca antes visto na história do EVE Online, mostrou o poder que tem uma base de jogadores que amam esse jogo. Leia mais sobre o protesto aqui.



O CEO da CCP está muito preocupado com a imagem negativa que empresa está passando, e sabe que a maior parte da culpa é sua! Para concertar isso ele está mudando radicalmente estratégia da empresa. 

O conceito do INCARNA vai ficar em segundo plano, uma quantidade significante de funcionários foi redirecionado para o setor de desenvolvimento de naves. Provavelmente as expansões temáticas voltaram com força total, o hangar das estações voltou após muitas criticas, as coisas que os jogadores sempre pedem para melhor vai sair da gaveta e ser implementada e por ultimo o redirecionamento dos recursos da empresa para o EVE Online e DUST 514 após a demissão dos funcionários de Atlanta. 


Eu estou percebendo claramente o esforço da CCP em conquistar a sua antiga credibilidade. Eu como criador do Blog Universo EVE que completou 7 meses no ar, nesse tempo nunca recebi e-mail direcionado ao fansite. Agora nos último mês já recebi 2 e-mails. O conteúdo do e-mail é a apresentação de uma pessoa que vai ficar responsável pelo setor de Fansites da empresa. A CCP está abrindo um canal direto com os criadores dos fansites, solicitando feedback dos últimos acontecimentos e lançamentos.

Eu sinceramente espero que o CEO da CCP tenha mudado e siga esse caminho do dialogo e execução dos projetos de interesse da comunidade, caso contrario ele vai ser responsável por uma crise maior ainda!

Hilmar Pétursson CEO da CCP concedeu uma entrevista para o site eurogamer, veja a entrevista na integra nesse LINK.

2 comentários:

  1. Legal Calvi, parabéns!!!
    espero que o seu site continue dando o apoio que tem dado e que possa fazer juntamente com outros ecoar a voz por todo o universo EVE..

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Pr0f3ta!

    Vamos estar atentos aos proxímos passos da empresa!

    ResponderExcluir