Nessa semana a CCP anunciou uma redução
estimada de 20% da sua força de trabalho global, isso devido a grande ambição da
empresa em trabalhar em três MMO (EVE Online, DUST 514 e World of Darkness) ao mesmo tempo e implantando varias tecnologias
novas.
A conclusão que a equipe chegou foi que
eles estão tentando muitas coisas para uma empresa desse tamanho, ou seja, a
empresa não tem recursos suficientes para mantes os três projetos ao mesmo
tempo!
O comunicado diz que a partir de agora a
empresa vai focar seus esforços e
recursos e isso significa reduzir a equipe, o escritório em Atlanta vai sofrer
mais com essas demissões. Nesse lugar está concentrado o desenvolvimento do MMO
World of Darkness. Esse é uma péssima noticia para os fãs desse jogo, que agora
ficam sem perspectivas de lançamento em médio prazo.
‘Após esta reorganização, é
preciso fazer um trabalho melhor, concentrando-se nas seguintes prioridades:
Para o futuro imediato, a
nossa missão é enriquecer o vasto universo EVE, reforçando o desenvolvimento
contínuo de EVE Online enquanto se prepara para trazer ao mercado DUST 514 para
o PS3. Fazemos isso a fim de realizar o nosso plano ambicioso e desafiador de
unir os dois em uma multi-plataforma, verdadeiramente maciço mundo online.
Mundo das Trevas irá
continuar o desenvolvimento com uma equipe reduzida significativamente. Esta
equipa vai continuar a repetir e expandir a jogabilidade e os sistemas que têm
projetado. Nós também vamos implantar equipes criativas em Atlanta para apoiar
o lançamento de DUST 514.
Isto irá permitir-nos
acelerar os prazos para novos recursos e aumentar a nossa capacidade de
responder às necessidades da comunidade. Os frutos desse realinhamento serão
visto neste inverno (verão no Brasil) e com as expansões futuras de EVE Online
e o lançamento de DUST 514 em testes privados.
Primeiro EVE Online está de
boa saúde. Nossos números de assinante são maiores hoje do que eram há um ano.
Ao contrário de muitos outros MMO no mercado, temos continuado a crescer ano a
ano desde o lançamento em 2003. No entanto, nos últimos dois meses, nossos
assinantes diminuíram neste verão (inverno no Brasil). Atribuímos isso a nossos
próprios erros e falta de comunicação com os nossos jogadores. Estamos corrigindo
isso agora. ’
A CCP está colhendo os resultados de uma má administração dos executivos de alto
cargo dentro da empresa, aqueles que decidem a direção do desenvolvimento dos
jogos. Fica claro que os planos estratégicos da empresa estavam indo de
encontro com os interesses da base de jogadores do EVE.
Durante meses a CCP estava colocando goela
a baixo dos jogadores o INCARNA, uma
expansão sem utilidade prática para os jogadores, mas para a empresa é de
extrema importância, porque é por ele que vai ser inserido a micro transações
dentro do EVE Online.
O CEO da CCP fechou os olhos para os
manifestos dos jogadores, por pura arrogância e disse aquela infeliz frase que
vai ficar marcado na história da CCP. Ele demorou para entender que a base de
jogadores do EVE Online é muito diferente dos outros jogos MMO. A capacidade
organização dos jogadores do EVE Online realmente é incrível, os protestos em
massa dos jogadores, nunca antes visto na história do EVE Online, mostrou o
poder que tem uma base de jogadores que amam esse jogo. Leia mais sobre o protesto aqui.
O CEO da CCP está muito preocupado com a
imagem negativa que empresa está passando, e sabe que a maior parte da culpa é
sua! Para concertar isso ele está mudando radicalmente estratégia da empresa.
O conceito do INCARNA vai ficar em segundo plano, uma quantidade
significante de funcionários foi redirecionado para o setor de desenvolvimento
de naves. Provavelmente as expansões temáticas voltaram com força total, o
hangar das estações voltou após muitas criticas, as coisas que os jogadores
sempre pedem para melhor vai sair da gaveta e ser implementada e por ultimo o redirecionamento
dos recursos da empresa para o EVE Online e DUST 514 após a demissão dos
funcionários de Atlanta.
Eu estou percebendo claramente o esforço da
CCP em conquistar a sua antiga credibilidade. Eu como criador do Blog Universo
EVE que completou 7 meses no ar, nesse tempo nunca recebi e-mail direcionado ao
fansite. Agora nos último mês já recebi 2 e-mails. O conteúdo do e-mail é a
apresentação de uma pessoa que vai ficar responsável pelo setor de Fansites da
empresa. A CCP está abrindo um canal direto com os criadores dos fansites,
solicitando feedback dos últimos acontecimentos e lançamentos.
Eu sinceramente espero que o CEO da CCP
tenha mudado e siga esse caminho do dialogo e execução dos projetos de
interesse da comunidade, caso contrario ele vai ser responsável por uma crise
maior ainda!
Hilmar Pétursson CEO da CCP concedeu uma
entrevista para o site eurogamer, veja a entrevista na integra nesse LINK.
Legal Calvi, parabéns!!!
ResponderExcluirespero que o seu site continue dando o apoio que tem dado e que possa fazer juntamente com outros ecoar a voz por todo o universo EVE..
Obrigado Pr0f3ta!
ResponderExcluirVamos estar atentos aos proxímos passos da empresa!