11 de ago. de 2011

Perguntas dos novos jogadores



1 – EVE Online é muito difícil de jogar?
Sim o jogo é complexo! O fato de o EVE Online ser um sandbox afasta boa parte dos jogadores que estão acostumados com jogos simples onde tudo é já está definido e pronto. O maior dificuldade do novo jogador é conseguir adaptar seu conceito de mmorpg nos moldes de WoW para o EVE Online. EVE tem uma proposta diferente de mmorpg que sai do padrão estabelecido pela Blizzard.

Esse choque de conceitos causa desconforto para o novo jogador, que veio de uma sequencia de mmorpg de fantasia. Mas essa sensação de desconforto tende a desaparecer com o tempo de jogo e o entendimento da mecânica do jogo.

O conceito que mais causa desconforto no novo jogador é a LIBERDADE! Isso já começa com o personagem, que não tem classe fixa, você pode ser o que quiser e quando quiser, se decidir iniciar ser um minerador e depois quiser mudar para militar e depois mudar para um explorador você pode! No EVE você não fica restrito a regiões do espaço, você é livre para ir a onde quiser nesse universo. EVE não tem um lugar só para PVP e outro para PVE, é possível fazer isso em qualquer parte da galáxia. Toda essa LIBERDADE torna EVE mais imersivo na sua proposta de jogo.

Quando o novo jogador depara-se com esse conceito ele fica assustado com as possibilidades e o número de escolhas que terá que fazer no decorrer do jogo. Isso da à sensação de que o jogo é grande e complexo, porque ele já não tem o fator limitante de outros mmorpg. Mas isso pode ser resolvido com direcionamento, ou seja, o jogador tem que escolher uma área de atuação e saber tudo sobre ela enquanto desenvolve seu personagem. Isso vai reduzir o desconforto inicial e ao mesmo tempo vai dar tempo para adaptar-se ao novo conceito.

Eu comparo EVE a um jogo de xadrez onde é necessário pensar em várias estratégias para ganhar do inimigo. Em outros mmorpg se um jogador tiver nível 50 e outro um nível 40, fica claro quem vai ganhar o PVP. No EVE não funciona assim, mesmo porque não existe o jogador máster fodão mega power nível 80. No EVE você vai fazer parte de um grupo, onde cada um tem o seu papel numa batalha é como no xadrez onde tem várias peças com funções diferentes, mais igualmente importantes.



2 – Como entro para uma corporação?
Para entrar em uma corporação é simples. Primeiro você terá que escolher uma corporação que tenha o seu perfil de jogo e também ter os requisitos exigidos por algumas corporações. Você pode começar a pesquisa aqui no blog onde tem várias corporações recrutando novos jogadores, basta ler a descrição de cada uma e ver qual dela você se identifica mais e entrar em contato. O requisito mínimo para a maioria das corporações é que você não esteja mais no Trial do jogo.

A principal forma de contato com uma corporação é in game no seu canal especifico.
Sugiro a leitura “O que é uma corporação”.



3 – Qual o preço do jogo?
O jogo custa 14,95 dólares por mês.  Você não compra o jogo e também não paga pelas expansões que são feitas a cada 6 meses. Para mais informações leia.



4 – É possível pagar o jogo com ISK?
Sim! A CCP disponibiliza uma modalidade de pagamento chamada de Pilot License Extension (PLEX). Você encontra dentro do próprio jogo, no mercado do EVE. Está custando em média de 600 milhões de créditos interestelares, (600 KK), dependendo da região você pode encontrar por mais ou menos.


5 – Onde encontro os brasileiros no eve?
Para encontrar brasileiros no EVE Online, basta entrar no canal “Brasil” in game. Nesse canal você vai encontrar vários jogadores cada qual com sua corporação e alguns que fazem recrutamento de novos jogadores.

Os jogadores desse canal são bem receptivos com novos jogadores e estão dispostos a ajudar, desde que você não faça perguntas BÁSICAS, esse tipo de pergunta irrita profundamente os jogadores do canal, mostra que você não leu nada sobre o jogo e nem fez o tutorial básico! Faça perguntas de coisas que você leu e não entendeu. Dessa forma os jogares do canal irão perceber seu interesse e dedicação pelo jogo e tentar ajudar da melhor forma possível.

Para entrar no canal Brasil ou de corporações proceda da seguinte forma:

1. Clique no balão mostrado na imagem.

2. Na segunda janela que vai abrir digite Brasil ou nome do canal da corporação que está interessado.

3. Clique em JOIN e aguarde a abertura do canal.



7 – Qual a configuração mínima para jogar?
Com o lançamento do INCARNA a configuração mínima exigida aumentou um pouco, leia “Requisitos de sistema do EVE Online”.



8 – O jogo é muito lento?
Quanto à lentidão, acredito que a proposta da CCP seja a imersão do jogador em um universo, incluindo submete-lo as leis da física. Eu acho que não seria nada imersivo uma nave medindo mais de 1 km de comprimento voasse igual a um caça F-22. Esse tipo de comando da nave através de cliques funciona muito bem pelo objetivo do jogo. Quando eu dou os comandos para a nave eu me sinto o verdadeiro capitão Kirk, eu dou comando e a tripulação faz o trabalho.

As grandes naves do EVE são parecidas em termos de movimentação com as dos filmes como Star Wars e Star Trek. Já imaginou pilotar a Enterprise como um caça? Seria muito estranho e nada real! É essa imersão na realidade que a CCP está propondo ao jogador. Imagine-se em um filme desses, você é um comandante de uma nave enorme e centenas de pessoas ao seu comando.

Realmente dar 15 saltos de um sistema ao outro não é nada agradável, porém importante para a mecânica do jogo, e também para a realidade. Pense se na vida real se pudéssemos viajar pela nossa galáxia assim como fazemos em EVE Online, acredito que seria parecido com esse sistema.


9 – O jogo tem tradução em português ou espanhol?

Infelizmente o jogo não conta com tradução em português, atualmente ele está em inglês, russo, Japonês e alemão.


Se tiver alguma dúvida, faça a pergunta no fórum do blog, obrigado!

14 comentários:

  1. o pior de tudo é o jogo ser somente em ingles... se ja é dificil o jogo por si só imagina quem não sabe ingles... fica mega complicado eu até tentei jogar por 3 meses mas acabei desistindo completamente, olha que o jogo ja tem muito tempo de vida e eles não tiveram a boa vontade nem de por o jogo em espanhol... o complicado fica mais complicado ainda.. infelizmente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc não sabe nem ler em inglês era melhor gastar o tempo jogando dando uma estudada, amigo

      Excluir
  2. Calvi Sipon não consigo me cadastra no forum poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Impossível jogar sem saber Inglês.
    Nem tiveram a decência de traduzir, poderia ser um bom jogo.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia não saber nada de inglês é o cúmulo da preguiça. Se tiver dificuldade em aprender estude inglês com os jogos, eu aprendi assim.

    ResponderExcluir
  5. eu estou com um problema ,comprei o jogo pelo steam e nao consigo inicialo se puderem me ajudar agradeço

    ResponderExcluir
  6. Esse é um jogo realmente para no life.

    Peguei o trial para ver como é de fato e no segundo dia já estou desistindo.

    ResponderExcluir
  7. Só os fortes sobrevivem aqui. Adaptar-se é a regra da sobrevivência humana. Aqui, ou em outros jogos, não é diferente. Quem não se adapta à um simples jogo, duvido que tenha capacidade de adaptação na vida real.

    ResponderExcluir
  8. A vantagem de ser em Inglês é q a galerinha q diz "Impossível jogar sem saber Inglês.
    Nem tiveram a decência de traduzir, poderia ser um bom jogo." fica longe, traduzindo menos Noobs

    ResponderExcluir
  9. EVE é um jogo onde se deve ter muita dedicação e paciência, não é um jogo noobfriendly, quem é novo no jogo tem que ralar muito para tentar fazer alguma coisa relevante no jogo. É uma pena que o jogo tenha uma comunidade brasileira tão pequena, esse foi o principal motivo de eu ter desistido de jogar.

    ResponderExcluir
  10. - Eve nao é para preguiçosos. os players do canal brasil ajudam os esforçados e recompensam os corajosos.
    - use um portugues decente. se voce chegar com esse portugues de HUE HUE BR, vai ser ignorado e sacaneado.
    - mesmo assim, se voce for esforçado poderá receber ajuda e sobreviver no eve
    - Ingles é obrigatório. Se voce acaba ficando no jogo por causa do suporte dos amigos BRs, ou aprende o ingles do jogo ou eventualmente vai sair do jogo;
    - O sistema de tutorials melhorou bastante. mas vc vai ter q ler com calma todo o texto se nao vc vai se embananar. esqueça fazer tutorials correndo e querer ir direto 'pro pau'; no eve, a interface náo é intuitiva.
    - o jogo é bastante realista, engine gráfica muito boa e leve, mas nao poder pilotar a nave com um controle de manche é frustrante para alguns.

    nenhum outro jogo vai poder te dar a chance de evoluir seu char sem jogar (skill training offline).
    está viajando ou em época de provas?? coloque um queue de 1 mes e volte quando estiver mais tranquilo.
    dá até pra comprar $$ do jogo sem ser banido, via oficial.

    essas duas características fazem do eve, na minha opiniao, um dos melhores jogos do mercado MMO. todo esse papo de q o eve é difícil, e etc sao meros detalhes perto da vantagem de voce poder ter uma vida normal e jogar um MMO.

    ResponderExcluir
  11. O fato de não traduzir ja mostra falta de interesse no publico de idioma portugues / espanhol

    ResponderExcluir